Search

Franz Ferdinand e Alexander Rodchenko: o que há em comum entre eles?

Influenciado por Malevich, que começou a pintar com tendência abstrata, Alexander Rodchenko (1891-1956) foi um dos expoentes máximos do Construtivismo Soviético (anos 20 e 30), trabalhando em cartazes comerciais, para filmes e políticos, dedicados à promoção da revolução russa.

Experimentou diferentes técnicas de expressão artística, estudando a pintura, a fotomontagem e a fotografia em profundidade, com o fim de obter imagens inovadoras. Passados quase 100 anos, os trabalhos de Rodchenko mantêm um frescor de vanguarda.

A capa do disco "You Could Have It So Much Better" (2005), segundo álbum da banda de indie rock escocesa Franz Ferdinand, é um bom exemplo de como o linguagem visual de Rodchenko é atual. Produzida por por Rick Costey e Franz Ferdinand, a capa é uma releitura de um cartaz feito em 1924 para o departamento estatal da imprensa de Leningrado (Utilizando a foto de Lilya Brik).

Fotografia tirada por Rodchenko há 86 anos. Imagem de uma operária conclamando o povo russo. Retrato de Lilya Brik. 1924

Cartaz  que inspirou a capa da banda Franz Ferdinand.

Capa do album “You could have it so much better”.

Rodchenko com sua esposa e colaboradora, Stepanova.

Outros trabalhos de Alexander Rodchenko.






Clipe “Take Me Out”, da banda Franz Ferdinand.
Influências pra lá de construtivistas...

5 comentários:

  1. A capa do Franz F. é quase uma cópia do Rodchenko... Bacana essa referência! Os trabalhos desse designer são bem modernos pra época! Show esse post!!!

    ResponderExcluir
  2. Caraca, a capa é mesmo muito parecida com a imagem original da operária. Muito legal...o Coldplay , nos seus ultimos álbuns também fez referência a Revoluçao, mas nesse caso nao a russa, e sim a francesa! Alias, tanto o Coldplay quanto o Franz Ferdinand sao bandas muito boas, e os shows deles sao demais.

    ResponderExcluir
  3. Até o lenço na cabeça... Tudo bem, é uma bela homenagem, mas como ficam os dreitos autorais???

    ResponderExcluir
  4. bem.. Rodchenko anda não foi reclamar então acho que não tem problema. :P

    ResponderExcluir
  5. Hey! This is my first comment here so I just wanted to give a quick shout out
    and say I truly enjoy reading through your articles. Can you
    recommend any other blogs/websites/forums that cover the same subjects?
    Thanks a lot!

    My webpage - elektroniczny obieg dokumentów

    ResponderExcluir