Search

Marca Rio 2016 é revelada: plágio ou inspiração?

A logomarca dos Jogos Olímpicos Rio 2016 foi revelada na festa de réveillon de Copacabana. A agência de publicidade carioca Tátil, representada pelo designer Fred Gelli, criou a marca, escolhida entre mais de 100 agências que participaram do concurso.

A logo traz as cores da bandeira nacional, a ideia de três pessoas de mãos dadas, delineando o formato do Pão de Açúcar, cartão postal do Rio. Segundo o autor a marca é tridimensional - conectada às novas mídias - e simboliza a natureza da alma carioca e do povo brasileiro.

À primeira vista achei a logo "linda"!!! As cores, o tridimencional, o Pão de Açúcar estilizado... A harmonia, união, movimento e leveza como metáfora da grandeza do espírito olímpico.

Bem, um leitor atento do Blog do José Cruz questionou a originalidade, comparando a logo com outros símbolos visuais já existentes. Confira nas imagens abaixo.

1 - Pintura a óleo sobre tela, do francês Henri Matisse, (1869-1954), exposta no museu de São Petersburgo, na Rússia.
2 - A pintura evoluiu para a marca da entidade filantrópica norte-americana, Telluride Foundation.
3 - Organizadores do caranaval baiano de 2004 "copiaram" a marca da Telluride Foundation.

Querido leitor, qual sua opinião: a logo Rio 2016 é plágio ou criação?

16 comentários:

  1. Incríveis semelhanças... A do carnaval de Salvador é cópia total do Telluride Foundation. E a do Rio 2016, escolhida entre mais de 100 outras, não fica atrás... Será que as outras 100 eram piores???

    ResponderExcluir
  2. Olá, Renato

    A logo Rio 2016 é muito bonita

    Feliz 2011

    Abrç

    ResponderExcluir
  3. Como todas as coisas é um cunjunto delas.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei do resultado logo, mas não achei muito original. Não chega a ser um plágio, mas essas figuras humanas estilizadas... É meio lugar comum, tá todo mundo usando! Mesmo assim gostei! Acho que vai emplacar...

    ResponderExcluir
  5. Valeu pessoal! Obrigado pela participaçao. Feliz 2011 a todos!!!

    ResponderExcluir
  6. Esses designers de agência têm muita imaginação pra escrever a justiticativa do design. Impressionante!!! Mas o design mesmo...

    ResponderExcluir
  7. Na minha opinião é inspiração. Sem dúvida, o criador da marca se baseou em alguma dessas imagens ou até em mais de uma para desenvolver o símbolo.

    Feliz 2011 !

    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Oi pai, eu achei o símbolo das olímpiadas que lançaram muito bom. Muito lindo mesmo. Mas realmente parece ter uma relação muito forte com essas imagens.

    bjo.

    ResponderExcluir
  9. Caro Renato, gostei muito da sua abordagem.
    Parabéns pelo post.
    Um abraço,
    Jorge Purgly

    ResponderExcluir
  10. Oi Renato,
    Na minha opinião é inspiração, acho que ficou muito bonito, e a relação com o pão de açúcar também foi uma boa idéia. Semelhança claro que existe, mas acho que tem muita gente também q só quer falar mal.

    Bjs,
    Patricia Fontes

    ResponderExcluir
  11. Grande Renato!
    Um dito, bem antigo, fala que na propaganda nada se cria, tudo se copia!
    O importante é que que o logo foi estilizado com muito bom gosto! Creio em inspiração e consulta e não em cópia. Nós, designers, sempre procuramos referências para a nossa criação. Diferente do logo do carnaval da Bahia (cópia deslavada) esse logo teve tratamento e, principalmente, a sacada da tridimensionalidade. É uma escultura e será aplicada em 3D nos locais relevantes.
    Vamos deixar de lado os críticos, o logo ficou lindo e atropelou aquele fracasso do logo da copa no Brasil(que aliás é cópia do logo do último mundial de basquete e ainda com o sangue manchando a bandeira nacional!)
    Um forte abraço!
    Lembranças à D. Leda!
    Paulo

    ResponderExcluir
  12. Total criatividade e inspiração, no vídeo de making of da marca eles n mostraram terem usado a logo da telluride fundation como inspiração + se foi, foi muito bem estudado e trabalhado.. existem diferenças gritantes entre a Telluride e a logo da copa, fa disse antes e digo denovo, parabéns aos designers da Tatil

    ResponderExcluir
  13. Dario,
    O pessoal de design é bom mesmo na conceituação da logo. Estudam pra isso também!!!

    Bruno,
    Valeu! Inspiração faz parte do processo!

    Filho,
    Isso aí... A logo tá show de bola! Bjs...

    Jorge,
    Valeu pela força! Seja bem-vindo!

    Patrícia,
    Verdade! Falar é fácil, difícil é fazer!

    Paulinho,
    Realmente a logo do Carnaval da Bahia foi cópia total. O logo realmente ficou lindo! Vi depois a foto da escultura... Obra prima! Fantástico! Abraço grande!

    Walter,
    Isso aí... Bom ver trabalhos assim, inspiram a gente também!

    Valeu galera! Obrigado pela opinião de todos! Feliz 2011 !!!

    ResponderExcluir
  14. Já ouviu falar que 'na publicidade nada se cria, tudo se copia?'. Então, essa frase faz alusão ao fato de que, naturalmente, na propaganda, uma inspira a outra, como ocorreu com aquele primeiro quadro, que inspirou a telluride foundation, que, por sua vez, inspirou o carnaval de salvador de 2004(neste ultimo caso, sim, foi copia). Portanto, no caso da logo, não vejo como plágio, mas sim inspiração. Achei a logo do rio 2016 super inteligente e bonita.

    ResponderExcluir
  15. Valeu Gui! É isso mesmo... O logotipo é todo inspiração! Bjs...

    ResponderExcluir