Search

A maçã mordida da Apple



"Após quatro anos na dianteira, Google perde título para Apple. Marca de Jobs agora vale 153 bilhões de dólares, um crescimento de 84% em relação ao ano passado." 

(9 de maio de 2011)

A maçã mordida da Apple. Um símbolo minimalista, simples, mas que agrega inovação, visão, ousadia, padrão de qualidade, uma nova forma de pensar o mundo. Um símbolo delicado, se comparado ao estilo mais "parrudo" do mundo da informática.

Afinal, como uma empresa de tecnologia teve a ideia de usar como símbolo uma maçã mordida? A versão mais conhecida faz referência a Newton, que ao observar uma maçã cair da macieira teve o estalo para criar a lei da gravidade. Nesse caso, a maçã faz referência à inspiração, ao conhecimento. Outra versão remete a Adão e Eva. Para a Bíblia, a maçã é o fruto da árvore da sabedoria.

E a mordida? Pelo lado bíblico simboliza a sedução... Em analogia, a sedução provocada pelos produtos da Apple e a busca por nossos desejos. Pelo lado newtoniano, a mordida significa "comer" o conhecimento, adquiri-lo.

A primeira versão da marca Apple pouco tinha da que conhecemos hoje. Era praticamente a ilustração de uma cena, onde apareciam Newton, a maçã, o nome Apple Computer, cenário etc e tal. Enfim, um símbolo com tantos detalhes que mostrava deficiência na redução e difícil memorização.

Jobs contratou Rob Janoff no final dos anos 70 para redesenhar a marca. Nasceu a maçã mordida que, além dos conceitos descritos acima, ousava em aparecer sem o nome... Apenas a maçã. O nome Apple só seria utilizado como complemento, quando necessário.


As cores do arco-íris também estavam ligadas aos estudos de Newton sobre os prismas, só que fora de ordem. Talvez por pura rebeldia.

Desde que fez trinta anos de idade, a maçã amadureceu. Passou a ter somente uma cor. Ficou mais versátil e em total sintonia com o design minimalista dos produtos Apple.






***

QUALQUER UM PODE DESENHAR

Curso de desenho online. Confira aqui.
Vídeos tutoriais para você aprender a desenhar profissionalmente do zero.

Qualquer um pode desenhar - Curso de desenho online

2 comentários:

  1. fantástico! n podia ser de outro jeito :P Jobs é o cara.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia essas duas teorias. Fazem sentido!

    ResponderExcluir