Search

Poste de iluminação com energia gerada por vento ou sol

O engenheiro mecânico cearense Fernandes Ximenes, proprietário da Gram-Eollic, lançou no mercado o primeiro poste de iluminação pública 100% alimentado por energias eólica e solar.


O invento, chamado de Produtor Independente de Energia (PIE), tem um "avião" no topo do poste, com duas fontes de energia: as asas do avião abrigam células solares que chegam a gerar 400w de energia elétrica; o giro das hélices do avião podem gerar até mil watts.

Os dois geradores alimentam uma bateria fixada alguns metros abaixo. Cada poste que contém o gerador chega a alimentar outros dois postes.



Um comentário:

  1. Parabenizamos o Professor Fernando Ximenes, pela criação desta opção logica , que se aplica a nosso continente de Muito Sol e Vento. E deveria ser apoiado a Nível Nacional, onde se equalizaria uma Grande parte de abastecimento energético , que dependem muitas Vezes de Combustíveis de alto custo, e contribuintes para poluição do eco sistema ... A Alemanha já conta com um alto nível de aproveitamento solar ...Por que O Nosso Brasil Varonil , fica adormecido ??? Mestry Badahra
    mestrybadahra@gmail.com

    ResponderExcluir