Bicicleta feita de garrafas PET: uma alternativa sustentável

Você está visualizando atualmente Bicicleta feita de garrafas PET: uma alternativa sustentável

A bicicleta feita de garrafas PET surge como uma solução inovadora e ecologicamente consciente, importante diante dos desafios ambientais que enfrentamos.

As garrafas PET representam um desafio ambiental de proporções alarmantes, devido à sua difícil decomposição.

No entanto, o artista plástico uruguaio Juan Muzzi desenvolveu um modelo de bicicleta onde a estrutura e feita de garrafas PET recicladas.

Como é feita a bicicleta PET?

A construção dessas bicicletas envolve a coleta das garrafas PET, que passam por um processo de limpeza e trituração, ou seja, as garrafas são moídas.

Em seguida, uma máquina faz uma mistura dos grãos e manda para uma ‘injetora’, onde o plástico é fundido e moldado em peças estruturais, como o quadro da bicicleta.

São necessárias 200 garrafas PET para produzir um quadro de bicicleta.

Estrutura bicicleta PET

Vale a pena desenvolver a bicicleta feita de garrafas PET

Sem dúvida vale a pena, porque o resultado é uma bicicleta resistente, leve e durável – tem garantia de dez anos -, que oferece uma opção de transporte sustentável para os indivíduos.

Além disso, traz inúmeras vantagens como: reciclagem do plástico, uma material de difícil decomposição; baixo custo; promove uma vida ativa e saudável; favorece a mobilidade urbana.

Essas bicicletas custam menos da metade de uma bicicleta comum. Os preços variam de R$ 250 a R$ 3.000.

Muzzicycles bicicleta garrafas pet
Bicicleta fabricada com garrafas pet

Conclusão

Em resumo, a bicicleta feita de garrafas PET é uma alternativa sustentável que combina inovação, reciclagem e mobilidade urbana consciente.

Essa solução criativa contribui para a preservação do meio ambiente, reduzindo a quantidade de plástico descartado e economizando recursos naturais.

Além disso, ela promove uma forma saudável e acessível de transporte, melhorando a qualidade de vida nas cidades.


Leia também: Sada Bike: bicicleta dobrável do tamanho de um guarda-chuva

Renato Faria

Designer Gráfico carioca e Publisher. Criou o De Toda Forma para ser um espaço inspirador para estudantes, curiosos e empreendedores.

Deixe um comentário