Search

GIFs animados: 25 anos de história

No final da década de 80 e por toda a década de 90 o GIF animado era formato de imagem que mais fazia sucesso na internet. Como na época as conexões eram muito lentas, o GIF animado surgiu como alternativa de publicações que podiam ser animadas quadro a quadro, sem pesar muito no carregamento das páginas.

Todos os sites tinham "coleções" de gifs animados em páginas, que pareciam mais árvores de Natal. Na época era muito comum GIFs animados como "em construção", "bem-vindo", bandeiras de países se movendo, entre outros.


Nos anos 2000 com a chegada da banda larga os GIFs foram renegados. O flash passou a dominar, com a possibilidade de animações bem mais rebuscadas.

Assim como no mundo da arte ou da moda, a internet também se reinventa bebendo na fonte de ideias "ultrapassadas". Na década atual, uma grande quantidade de blogs em todo o mundo começou a trazer de volta os GIFs animados e surgiu uma nova modalidade, os Cinemagraphs, que têm um tom mais artístico e exigem cuidados muito maiores na hora de ser produzido.

Confira alguns exemplos:









2 comentários: