Search

A importância das cores

As cores são elementos presentes em nossa vida de diversas formas, aparecendo nas roupas, nos ambientes, na alimentação, e em tantas outras coisas, como, por exemplo, no tratamento de doenças, pois cada uma tem uma vibração que afeta o corpo e a mente, ativando as glândulas humanas e as funções orgânicas, fortalecendo o sistema imunológico.



Existem vários estudos atuais sobre qual é o efeito das cores, e qual a melhor cor quando se pretende determinado comportamento. Áreas como design, marketing, publicidade, psicologia, saúde, gastronomia e tantas outras, se beneficiam desses estudos. Confira abaixo algumas características associadas às cores.

Azul: transmite tranquilidade, serenidade e harmonia, mas também está associada à frieza, monotonia e depressão. Simboliza a água, o céu, o infinito, o sonho e o pensamento. É a cor da realeza (sangue azul) e da aristocracia. É uma cor fria, considerada a mais fria entre os tons frios de azul, verde e violeta.

Vermelho: é a primeira cor que o ser humano vê. Está associada à paixão, energia, excitação, poder, guerra, perigo e à violência.. É uma cor quente. Simboliza a chama que mantém vivo o desejo, a excitação sexual e representa os sentimentos de amor e paixão.

Amarelo: A cor amarela significa luz, calor, descontração, otimismo e alegria. O amarelo simboliza o sol, o verão, a prosperidade e a felicidade. É uma cor inspiradora e que desperta a criatividade. Estimula as atividades mentais e o raciocínio.

Verde: Associada à fertilidade, renovação, natureza, esperança, saúde, tranquilidade, e também ao dinheiro. É uma cor fria, mas que esquenta na presença do amarelo.

Preto: Transmite introspecção, favorece a auto-análise e significa também dignidade.  Uma cor com valor de sofisticação e elegância. O uso em excesso estimula a melancolia, depressão, tristeza, confusão, perdas e medo. É a "não" cor, ausência de vibração, cor das pessoas que buscam proteção ou afastamento do seu arredor.

Branco: Revela pureza, sinceridade e verdade; repele energias negativas e eleva as vibrações espirituais. Pode ser usado como coringa, para todos os propósitos, associando-se com eficiência com qualquer cor. Remete à paz, sinceridade, pureza, verdade, inocência, calma. Também está associado ao frio e à limpeza.

***

Siga a Interage Design

Facebook - http://www.facebook.com/interagedesign
Google+ - http://www.gplusid.com/interagedesign
Twitter - http://twitter.com/interagedesign




2 comentários: