Search

Escada que vira rampa para cadeirantes

Para ajudar na mobilidade de deficientes físicos que vivem em cidades totalmente despreparadas para acolhê-los, o designer Chan Wen Jie criou o projeto Convertible, que consiste em uma escada funcional que se transforma em rampa para cadeirantes, bastando para isso acionar uma alavanca no primeiro degrau.



Quando a escada está no formato de rampa, a alavanca também funciona como trava de segurança. O projeto tem baixo custo e fácil instalação e manutenção, o que o torna ainda mais sustentável. O único problema é que, como fica muito inclinado, é necessário um pouco mais de força nas subidas. Ainda assim, a ideia é ótima e bem que poderia chegar ao Brasil.




Siga o De Toda Forma:
Facebook - https://www.facebook.com/detodaforma
Blog - http://detodaforma.blogspot.com.br/
Twitter - https://twitter.com/detodaforma


6 comentários:

  1. Excelente ideia, é sempre bom lembrar das pessoas que precisam de ajuda.

    ResponderExcluir
  2. A ideia é fantástica, pois ajudaria um cadeirante a ser conduzido por uma única pessoa. Porém, não atende às normas de acessibilidade, NBR-9050. Por ser uma escada, sua inclinação terá em torno de 60%, enquanto a inclinação solicitada pela norma é de 8%, que garante o direito de ir e vir do cadeirante por conta própria.
    Ricardo Faria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito Mano! Realmente a inclinação normal de escadas é alta para que o cadeirante possa se locomover sozinho, De Toda Forma facilita muito a condução por uma única pessoa. É um avanço para locais sem nenhuma acessibilidade!

      Excluir
  3. essa escada é sensacional, sem sombra de dúvidas.... !!!

    ResponderExcluir
  4. A ideia já vale por facilitar que o cadeirante só precise de apenas uma pessoa para auxiliar. Normalmente precisa de duas, e que tenham força para levantar o cadeirante. Quer dizer, nada prático... Com este projeto o acesso ganha flexibilidade. Parabéns ao Chan Wen Jie.

    ResponderExcluir