Search

Solar Impulse: primeiro avião movido a energia solar atravessa os Estados Unidos

O primeiro avião movido a energia solar e capaz de voar durante o dia e a noite cruzou os Estados Unidos da costa leste a oeste sem usar qualquer tipo de combustível fóssil. O Solar Impulse completou seu trajeto no sábado (6 de julho) quando pousou no aeroporto internacional John F. Kennedy, em Nova York.

A máquina, criada pelos suíços Bertrand Piccard e André Borschberg, é movida por 4 motores elétricos de 10 HP cada. Nas asas, estão os painéis solares e os mecanismos de otimizar e armazenar a energia captada pelo sol. São mais de 11 mil painéis distribuídos pelos seus quase 64 metros de asas. Durante o dia, as placas fornecem energia para o funcionamento do veículo ao mesmo tempo em que carregam uma bateria, que funciona durante a noite.


A viagem foi realizada em dois meses e três dias, com partida de Mountain View, na Califórnia, e chegada no aeroporto internacional John F. Kennedy, em Nova York. O avião fez paradas nos estados de Arizona, Texas, Missouri e Virginia, ficando algumas semanas em cada localidade. Cada trecho de voo durou de 19 a 25 horas, a uma velocidade média de 50 km/h.


Na Suiça, está em desenvolvimento uma versão mais moderna, o HB-SIB, que tentará dar uma volta completa ao mundo movido apenas à energia do sol.

Confira o vídeo




2 comentários:

  1. Impressionante! Muito a desenvolver ainda, mas a ideia é genial!!!

    ResponderExcluir
  2. A energia solar e eólica são o futuro! Incrível este projeto! Adorei a postagem.

    ResponderExcluir