Search

Carro-bike movido por pedaladas ou energia solar

Se pedala como bicileta, mas se parece com um carro. Tem altura para nivelar a sua cabeça à de outros motoristas, mas é fino o suficiente pra caber em trilhas de bike. É movido também a energia solar, é bem mais barato que um carro, estimula a atividade física e é uma ótima solução pra mobilidade nas grandes cidades.


Esse é o Elf, um veículo híbrido, desenvolvido pela Organic Transit, empresa norte-americana especializada em veículos ecológicos. O projeto conseguiu sair do papel graças ao financiamento coletivo, por meio do site Kickstarter.

As três rodas garantem estabilidade e controle. Com isso, o triciclo pode até sair das ciclovias e cair na estrada. Com o usso da eletricidade pode suportar até 136 quilos de bagagem e chegar a velocidade máxima a 30 km/h - respeitando as normas das bicicletas elétricas nos Estados Unidos. E olha que interessante: com energia solar equivalente a um galão de gasolina, o Elf consegue rodar aproximadamente 2.900 km.



Seria interessante se ele também transformasse as pedaladas em energia. Pra preservar a sensação de liberdade, o carro-bike foi feito sem portas e sem chão. Mas em dias de chuva o condutor ficaria encharcado. A empresa está desenvolvendo acessórios que podem ser instalados no carro que garantem proteção contra chuva, mas ainda não tem previsão de lançamento.

Os primeiros cem modelos foram vendidos nesta semana por US$ 4 mil, e se esgotaram em apenas três dias. Agora, quem quiser comprar o Elf terá que encomendar e esperar até julho deste ano.

Pra dirigir o ELF Você não precisa de carteira de habilitação. A versão final será dotada de mecanismos antifurto, seja bloqueando as rodas, seja utilizando chips. Além disso, a bateria é facilmente removível.






Achei genial a iniciativa e confesso que adoraria ter um Elf! Mas como seria usar este carro-bike aqui no Brasil, com tão poucas ciclovias e com calçadas e estradas tão ruins?

Confira abaixo o Elf em ação.



***

Siga o De Toda Forma:
Facebook - https://www.facebook.com/detodaforma
Google+ - http://gplusid.com/DeTodaForma
Twitter - https://twitter.com/detodaforma

5 comentários:

  1. A ideia é muito boa! Mas realamente no Brasil temos pouco espaço para utilizar na prática. Uma pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, aqui no Brasil é meio complicado mesmo... mas o brasileiro sempre da um jeitinho... criatividade não falta por aqui! Abraço,

      Excluir
  2. Sensacional! Queria mais informações sobre esse triciclo. Onde comprar? Qual o valor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Plínio,

      Você pode importar o Elf diretamente do site da Organic Transit: http://www.organictransit.com/order.html

      Os novos modelos devem ficar prontos por volta de julho deste ano. Deve depositar antecipadamente US$ 500 para realizar o pedido.

      Grande abraço,
      Renato.

      Excluir
    2. qual valor no dinheiro brasileiro e quais as formas de pagamento do restante tambem gostaria de saber se é confiavel paulinho3041@hotmail.com

      Excluir