Search

A essência do briefing e sua importância


Todo projeto de design, até os mais simples, precisam de um elemento-chave que vai definir as decisões e ações a serem tomadas em todas as etapas de criação. Esse elemento é o briefing, que na tradução do inglês para português, quer dizer "instruções".

O briefing faz um mapeamento do problema e gera "pistas" do caminho a ser seguido. Com isso, ganha-se tempo e o sucesso do projeto é garantido.

Alguns profissionais não têm o hábito de enviar briefings aos seus clientes. E alguns clientes acham perda de tempo responder as perguntas. Mas na verdade, é tempo que se ganha, porque sem essas instruções o projeto fica sem foco, não se define e o resultado normalmente é ruim.

Na Interage Design trabalhamos basicamente com dois modelos:
1) para criação de marcas e identidades visuais;
2) para criação de web sites.

Existem vários tipos diferentes de briefings. Cada agência ou freelancer adota (ou desenvolve) o modelo mais adequado ao seu negócio. O importante é não omitir informações relevantes e/ou incluir informações desnecessárias.

Fica então a dica: "Faça sempre um briefing e alcance soluções de sucesso!"

***

Siga a Interage e acompanhe os projetos:
Site - http://www.interagedesign.com.br
Facebook - https://www.facebook.com/InterageDesign
Twitter - https://www.twitter.com/interagedesign
Google+ - https://www.google.com/+InteragedesignBr
Pinterest - http://pinterest.com/interagedesign
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/interage-design


4 comentários:

  1. Respostas
    1. Isso mesmo Jessica! As etapas seguintes também são importantes, mas é o briefing que "liga" todas elas. Bjs,

      Excluir
  2. Olá,

    O briefing não se faz necessário apenas para o design , mas também para projetos de consultoria de gestão empresarial, principalmente aqueles de grande magnitude. Infelizmente, muitos profissionais esquecem de fato de incluir o briefing nas apresentações dos produtos e serviços causando extremo constrangimento no andar do projeto, principalmente quando não sai a contendo do cliente.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão Marisa! O briefing é importante para qualquer área que trabalhe com projetos. É sempre bom estimular profissionais e clientes a terem esse hábito. Obrigado por participar!

      Excluir