Search

Regras curiosas da Fifa para uniformes das seleções


Os uniformes de seleções em Copas do Mundo são um espetáculo à parte nesses eventos. São alvos de debates sobre estilo, design, presença e são amados e consumidos por um grande número de torcedores de todo mundo. As marcas esportivas mais importantes, em especial a Adidas e a Nike, disputam à tapa esse mercado, que faz girar milhões de dólares ao redor do globo.

Mas é preciso obedecer a regras rígidas definidas pela Fifa, como forma de padronizar os uniformes e materiais esportivos, garantindo equilíbrio, harmonia, legibilidade, entre outros recursos necessários à competição esportiva. O documento da Fifa sobre as regras tem 92 páginas e foi publicado pelo site Creative Review.

Curioso? Então confira abaixo algumas dessas regras.

1. Contornos nos números

Os números nas camisas possuem tamanho padronizado nas camisas, mas a Fifa vai além desse tipo de padronização. Há um limite para o contorno nos números: deve ter entre três e cinco milímetros. Não pode ser nem acima, nem abaixo disso.

2. Agasalhos padronizados

Os blusões oficiais — em geral usados por técnicos, membros da comissão técnica e jogadores reservas — também tem que seguir algumas regras: o logo atrás do pescoço somente pode ser centralizado e nos lados do agasalho só pode ter até oito centímetros de largura.

3. Festival de cores

Só é permitido o máximo de quatro cores nos uniformes de cada seleção e é preciso que uma das cores seja predominante. E também não pode ser nenhuma cor exótica, muito brilhante ou uma cor que mude de aspecto.

4. Somente logos já registrados

Cinco grandes marcas esportivas disputam à tapa pelo maior número de vendas: Adidas, Lotto, Nike, Puma e Umbro. Mas é preciso registrar as marcas e a Fifa as aprovar para que sejam usadas nos uniformes e qualquer outro material esportivo das seleções.

5. Regra para logos nos ombros das camisas

O logo nos ombros das camisas tem um tamanho definido de oito centímetros. Deve necessariamente estar centralizado e estar simétrico ao logo do outro lado da camisa.

6. Bonés

Os bonés, normalmente usados pela comissão técnica de algumas seleções, também possuem regras: o tamanho do logo deve ser de 50 cm², enquanto a bandeira no boné não pode ter mais do que 25 cm².

Para saber mais sobre as regras da Fifa é possível acessar o documento oficial neste link - http://fifa.to/1kxyw18 (formato PDF).


***

Siga o De Toda Forma:
Facebook - https://www.facebook.com/detodaforma
Google+ - http://gplusid.com/DeTodaForma
Twitter - https://twitter.com/detodaforma
Tumblr - http://detodaforma.tumblr.com


Um comentário:

  1. Não da pra entender essa de padrão claro vs escuro em todo o uniforme...

    ResponderExcluir