Search

Wassily Kandinsky: o primeiro pintor puramente abstrato


Hoje, 16 de dezembro, o 148º aniversário do pintor russo Wassily Kandinsky foi comemorado em uma ilustração do Google Doodle e não por acaso. Kandinsky é creditado como o primeiro pintor a produzir obras puramente abstratas, onde usou a cor como uma expressão de emoção, muitas vezes comparando o processo de pintura ao de compor uma música.

Nascido em Moscou, em 1866, sua carreira se estendeu por cinco décadas. Foi influenciado por vários movimentos artísticos como Impressionismo, Fauvismo, Pontilhismo, arquitetura Bauhaus e o expressionismo abstrato.

Kandinsky só começou sua carreira artística aos 30 anos de idade. Estudou Direito e Economia para satisfazer os desejos de sua família. Já professor de Direito na Universidade de Tartu, desistiu de sua promissora carreira em 1896 para se inscrever na escola de arte em Munique.

Mais tarde, citou que ver "Palheiros", de Monet, e ouvir "Lohengrin", de Richard Wagner, foram as razões para o abandono da lei em favor da arte.

Retornou a Moscou após o início da Primeira Guerra Mundial, mas não era simpático às teorias oficiais na arte na Rússia comunista e voltou para a Alemanha em 1921, onde lecionou na escola Bauhaus de 1922 a 1933, quando foi fechada pelos nazistas.

Cinqüenta e sete de suas pinturas foram confiscadas pelos nazistas durante uma incursão na escola de arte Bauhaus e depois foram colocados em exposição na mostra "Arte Degenerada" patrocinadas pelo Estado, em 1937, antes de serem destruídas.

Em 1933, mudou-se para a França, onde viveu o resto de sua vida, produzindo alguns de seus trabalhos mais aclamados.

Kandinsky foi também um teórico da arte. No seu livro "Concerning the Spiritual in Art", de 1912, expôs a sua teoria sobre a cor e seu poder de provocar uma experiência rica, sensorial dentro da alma do espectador.

Junto a Piet Mondrian e Kasimir Malevich, Wassily Kandinsky faz parte do "trio sagrado" da abstração, sendo o mais famoso.

* Se desejar, clique na imagem para ampliar.

Throughgoing Line - 1923

Yellow Accompaniment - 1924

Blue Painting - 1924

Contrasting Sounds - 1924

Bright Unity - 1925

Yellow Red Blue - 1925

Violet Orange - 1935


***

QUALQUER UM PODE DESENHAR

Curso de desenho online. Confira aqui.
Vídeos tutoriais para você aprender a desenhar profissionalmente do zero.

Qualquer um pode desenhar - Curso de desenho online

2 comentários:

  1. Lembro logo de Kandinsky pelo livro de sua autoria, "Ponto e linha sobre plano". que foi um dos primeiros que li na área da arte e serve para design também. O cara simplesmente foi gênio no que fez e sua passagem fez seus contemporâneos repensarem seus conceitos sobre formas e cores. Magnífico.

    ResponderExcluir
  2. Incrível como as pinturas do Kandinsky parecem tão atuais... como podem ter sido criadas a quase um século atrás? Muito bom o artigo.

    ResponderExcluir