Search

A Índia pelo olhar do fotógrafo Steve McCurry


Um dos principais nomes da fotografia contemporânea, Steve McCurry é conhecido por captar a essência da luta humana e da alegria. Um ponto alto em sua carreira foi a redescoberta da menina refugiada afegã, descrita como a fotografia mais reconhecida no mundo de hoje.

Formado na Faculdade de Artes e Arquitetura da Universidade Estadual da Pensilvânia, McCurry partiu para a Índia como freelance, depois de trabalhar em um jornal por dois anos. Na Índia aprendeu a observar e esperar. "Se você esperar", ele percebeu, "as pessoas vão esquecer sua câmera e a alma vaga à sua frente."

A obra de McCurry tem sido destaque em todas as grandes revistas do mundo e freqüentemente aparece na National Geographic, com artigos recentes sobre o Tibete, Afeganistão, Iraque, Iêmen e os templos de Angkor Wat, no Camboja.

Nesta coleção de imagens destacamos alguns registros da Índia, local que o fotógrafo visitou nada menos que 75 vezes. Os extremos contrastes presentes na cultura antiga, nas suas cores ricas, nas paisagens de tirar o fôlego, nas monções, o mais famoso fenômeno climático do ano, mostra uma Índia surpreendente através pelo olhar afiado de McCurry.

“Busco o momento de descuido, quando a alma aflora, quando se registra a experiência gravada no rosto de uma pessoa. Trato de transmitir o que supõe ser essa pessoa, uma pessoa aprisionada em uma paisagem mais ampla, que poderíamos chamar a condição humana”.

* Se desejar clique na imagem para ampliar













***

Siga o De Toda Forma:
Facebook - https://www.facebook.com/detodaforma
Google+ - http://gplusid.com/DeTodaForma
Twitter - https://twitter.com/detodaforma
Tumblr - http://detodaforma.tumblr.com

Um comentário: