Search

Mondrian e sua influência na estética contemporânea


Piet Mondrian, um dos mais importantes pintores modernistas holandeses, nasceu em Amesrfoort, Holanda, em 7 de março de 1872 e faleceu em Nova Iorque, no dia 1 de fevereiro de 1944. Criou o "Neoplasticismo", movimento estético que teve profunda influência sobre o design e as artes plásticas.

A revista De Stijl, uma publicação iniciada em 1917 por Theo van Doesburg e alguns colegas, entre eles Mondrian, divulgou intensamente o conceito do movimento. A proposta estética e também filosófica do Neoplasticismo está centrada na necessidade de "clareza, certeza e ordem" e tem como principal objetivo encontrar uma nova forma de expressão plástica, liberta de sugestões representativas e composta a partir de elementos mínimos: a linha reta, o retângulo e as cores primárias – azul, vermelho e amarelo -, além do preto, branco e cinza.

No jazz, o improviso acontece a partir de um tema central que se mantém como um fio condutor sonoro que permite aos músicos a total liberdade de criação. A obra de Mondrian é também assim. A fusão do minimalismo geométrico com infinitas possibilidades combinatórias das formas, mantém sua obra como forte inspiração contemporânea nas mais diversas áreas como o design, moda, pintura, arquitetura, entre outras.















***

QUALQUER UM PODE DESENHAR

Curso de desenho online. Confira aqui.
Vídeos tutoriais para você aprender a desenhar profissionalmente do zero.

Qualquer um pode desenhar - Curso de desenho online

Nenhum comentário:

Postar um comentário