Search

Novo logo do Facebook: o que difere do antigo?


Pela primeira vez em 10 anos, o Facebook mudou o seu logotipo. As mudanças são bem sutis e quase imperceptíveis, De Toda Forma vamos sinalizar as diferenças aos nossos leitores. Sem alarde, a novidade foi anunciada pelo designer de produto Christophe Tauziet no Twitter na terça-feira, 30, por meio da foto de uma camiseta da rede social com o novo logotipo.


O que mudou?

No geral, as letras ficaram mais arredondadas, um pouco mais "magras" e com um espaçamento levemente maior entre os caracteres. Essas alterações tiveram o objetivo de facilitar a leitura em plataformas móveis. O brilho da tela dos smartphones pode deixar as letras distorcidas e menos legíveis.


O ícone de letra “F” do Facebook (avatar), marca registrada do Facebook, praticamente não sofreu alterações. O usuário só percebe a atualização quando visualiza o nome completo da rede social.


A mudança mais perceptível é no "a". Fica mais parecida com a letra grega alfa. O "o", o "e" e o "b" ficaram mais redondos, com um formato mais tradicional.

A sutil mudança lembra a famosa frase "time que ta ganhando não se mexe". A Coca-Cola é um ótimo exemplo dessa teoria, onde a mudança deve ser gradativa ao longo dos anos. Bacana! Ainda assim, fica então a pergunta que não quer calar: será que a nova marca ganhou em legibilidade mas perdeu em personalidade?


***

Siga o De Toda Forma:
Facebook - https://www.facebook.com/detodaforma
Google+ - http://gplusid.com/DeTodaForma
Twitter - https://twitter.com/detodaforma
Tumblr - http://detodaforma.tumblr.com

3 comentários:

  1. Pelo meu entendimento só mudou a fonte, que provavelmente foi criada especialmente para a empresa por um designer famoso que deve ter recebido um monte de dinheiro, só isso...

    ResponderExcluir
  2. Prefiro a antiga, era muito mais autêntica e moderna...

    ResponderExcluir
  3. Realmente o espaçamento entre as letras melhorou a leitura, mas também prefiro a antiga... é mais estilosa né. Agora ficou com cara de mais do mesmo...

    ResponderExcluir