Search

O que você precisa saber sobre cartões de visita

O que você precisa saber sobre cartões de visita

No mundo dos negócios, o cartão de visita é uma ferramenta indispensável, pois além de estabelecer o contato entre dois ou mais profissionais, passa a quem o recebe a impressão de como é sua empresa. Por exemplo, cartões feitos por conta própria na impressora jato de tinta ou então cartões que estejam rasurados ou com dados desatualizados, pode passar a seguinte impressão: “Se ele não investe nem num cartão de visitas, imagine o tipo de empresa que ele tem”.


O QUE COLOCAR NUM CARTÃO DE VISITAS?

Seja básico. Visualmente o cartão deve ser limpo, conter o logotipo da empresa, seu nome, cargo e dados para contato - que devem incluir endereço, telefone, celular, e-mail e site da empresa (caso a empresa possua). A finalidade do cartão é para contato e não para divulgação da empresa, então não se deve colocar todos os serviços/produtos que a empresa possui. Se o seu objetivo é divulgar a empresa, faça um folder ou crie um site.

O que você precisa saber sobre cartões de visita


PRINCIPAIS MODELOS

Cartão de Visita Padrão
O modelo mais utilizado no mundo dos negócios é o cartão padrão retangular e bordas com corte reto.
Dimensões: 9 x 5 cm
Material: Papel couché, 300 g/m²

Borda arredondada
Possui as mesmas medidas, papel e gramatura do padrão, mas com o diferencial de ter as bordas arredondadas. É também muito utilizado e já da um certo toque de inovação.

Papel reciclado
Ter um cartão feito com papel reciclado mostra que sua empresa se preocupa com o futuro do planeta.
Dimensões: 9 x 5 cm
Material: Reciclato, 240g/m²

O que você precisa saber sobre cartões de visita


TIPOS DE PAPEL

Ao chegar em uma reunião de negócios, um papel muito fino não passa uma imagem profissional. Fique então com os tipos de papel e gramatura mais utilizados pela indústria gráfica:

Couché Fosco / 300 g/m² - é o padrão mais utilizado na indústria gráfica. Permite impressão de alta qualidade e proporciona consistência e aspecto profissional ao seu cartão.

Reciclato / 240 g/m² - Papel reciclado com qualidade superior ao reciclado comum. Material não laminável. Também permite impressão de alta qualidade, consistência e aspecto profissional ao seu cartão


LAMINAÇÃO

A laminação da um toque "nobre" ao acabamento do seu cartão. É um processo feito logo após a impressão, com a sobreposição de uma película plástica, que protege a tinta e o papel. Garante maior durabilidade ao cartão. Há dois tipos de laminação:

1) Laminação Fosca: sinônimo de sofisticação, a laminação fosca oferece um efeito tátil sutil, agradável, aveludado. Age também como uma camada protetora da impressão e evita arranhões e manchas.

2) Brilho: Neste processo, o cartão de visitas adquire maior brilho, evidenciando as cores e a presença da película em si. Também protege a tinta e o papel.

O que você precisa saber sobre cartões de visita


VERNIZ

Tem a mesma função da laminação. Basicamente trata-se da aplicação de uma tinta transparente de alto brilho (verniz) usando a mesma técnica da impressão. Sua função básica é proteger o impresso e dar brilho.

Pode ser aplicado em todo o cartão, o que proporciona alto brilho por inteiro e cores mais vivas. É, provavelmente, o acabamento gráfico mais requisitado.

O que você precisa saber sobre cartões de visita


VERNIZ LOCALIZADO

Outra opção, que da um toque mais sofisticado, é o verniz UV localizado. É aplicado apenas em alguns detalhes (como seu logotipo ou seu nome). Neste acabamento, usa-se o silk-screem para aplicar verniz somente nas áreas escolhidas. É usado normalmente associado à laminação fosca. Cria um constraste muito interessante entre o fosco aveludado e as áreas brilhantes, que ganham um pequeno relevo e maior destaque.

O que você precisa saber sobre cartões de visita


MAIS DICAS

Frente e verso - O cartão duplo pode ser prático para profissionais que precisam incluir outros dados ou a logomarca de revendedores.

Apresentação - contrate um profissional de design para criar o seu cartão. Ele vai saber utilizar as cores, tipografias e técnicas de composição adequadas para o seu tipo de negócio.

Revisão - dedique um tempo para revisar todas as informações. A arte pode estar linda, mas um pequeno erro de português pode passar uma péssima primeira impressão ao seu cliente. O auxílio de outras pessoas na revisão é sempre bem-vindo.

Gráfica - Imprimir seu cartão de visita em casa definitivamente não é uma boa ideia. O barato sai caro. Imprima sempre em gráficas.

Inove - Um acabamento especial, um formato ou um corte diferenciado, com certeza irá impressionar o seu cliente. Mas fique atento para não comprometer a principal função função do seu cartão de visita: informar seus contatos e permitir ser guardado facilmente em qualquer carteira, bolso ou pequeno compartimento.

Dedique uma atenção especial a esse "pedacinho de papel". Afinal, a primeira impressão é a que fica.


***

QUALQUER UM PODE DESENHAR

Curso de desenho online. Confira aqui.
Vídeos tutoriais para você aprender a desenhar profissionalmente do zero.

Qualquer um pode desenhar - Curso de desenho online

3 comentários:

  1. O site Alemania.com.br é uma loja virtual de produtos alemães selecionados. Muito Einsbein, Kassler e Wurst da melhor qualidade. Cerveja? Ja, muito em breve!

    http://www.alemania.com.br/#a_aid=todavoce&a_bid=fb833abe

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, primeiramente parabéns pelo site, conteúdo bem explicativo!O cartão de visitas é e deve ser por um bom tempo uma ótima forma de marketing pessoal, por ser simples e fácil de ser carregado e distibuído. Como Redator/revisor freelancer, lanço mão dos cartões de visita com meus clientes, por ser muito prático e eficaz.

    Um abraço!

    Matheus Martins - Criador e editor do Freela4life.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Matheus!
      Visitei o Freela4life.com e gostei bastante das postagens!

      Abraços,
      Renato Faria.

      Excluir