Search

Aumente a produtividade com bons hábitos


Quem nunca passou um dia inteiro se dedicando ao trabalho e no final do dia teve a impressão de que nada foi feito que atire a primeira pedra. É uma cena comum: você se tranca no escritório, tenta dar conta de vários projetos simultâneos, mas não consegue, de fato, finalizar nenhum deles.

Se essa for uma situação recorrente na sua rotina, talvez seja hora de reavaliar e mudar alguns hábitos básicos, mas que no final das contas, fazem toda a diferença. Para isso, reunimos algumas dicas de como melhorar a produtividade com hábitos saudáveis e que te ajudam a manter o foco.

Faça listas e anote tudo
Por melhor que seja a sua memória, você vai, sim, acabar esquecendo de alguma coisa. Não confie tanto assim no seu cérebro para lembrar de tudo, até porque se você ficar se preocupando em não esquecer tudo que precisa fazer, é bem provável que sua atenção não esteja sempre 100% no projeto em que você está trabalhando.

Além disso, elas são práticas e úteis para aqueles momentos em que você está ocupado com um projeto, mas surgiu uma ideia brilhante para resolver algum outro problema. Nesse momento, ao invés de parar tudo e trocar de tarefa, apenas faça anotações e retome o projeto que está em andamento.

Tenha prioridades
É comum que as pessoas abracem vários projetos ao mesmo tempo, tentem fazer mais de uma coisa simultaneamente e não tenham uma hierarquia específica do que é ou não mais importante, tanto para aquele momento em específico quanto à longo prazo. Não desempenhe suas tarefas à medida em que elas surgem, mas sim, de acordo com a sua relevância.

Por isso, já no começo do dia eleja de 3 a 5 tarefas que são de extrema importância. Elas serão a sua prioridade do dia e você deverá se dedicar a elas primeiro. Só depois de riscá-las da sua lista, parta para as outras tarefas.

Aproveite seu período de produtividade e criatividade
Não somos todos iguais, nem funcionamos da mesma maneira. Para alguns, o período da manhã é o de maior clareza e produtividade, para outros, a noite é o momento em que a criatividade flui melhor. Por isso é importante saber como você funciona, e delegar suas tarefas de acordo com a sua produtividade, aproveitando esse momento ao seu máximo.

Se você se sente mais produtivo no começo do dia, por exemplo, aproveite esse período para realizar trabalhar ao máximo e realizar suas tarefas mais importante e que são sua prioridade. As chances de você conseguir riscá-las da sua lista são bem maiores e você garante que irá finalizá-las.

Matenha o foco
Fuja da distração e mantenha o foco. Ao trabalhar em um projeto, desconecte-se das redes sociais, do smartphone e só acesse o seu email nos horários programados. Você provavelmente não precisa responder todos os seus emails assim que eles chegam à sua caixa de entrada, portanto, escolha um momento em especial do seu dia para checá-los e, quando necessário, repondê-los.

Saiba quando parar
As distrações prejudicam o foco, mas sim, elas são necessárias. Diversos estudos já comprovaram que nosso cérebro só consegue se manter concentrado por 90 minutos. Passado esse período, é legal parar um pouquinho para arejar os pensamentos.

Programe intervalos curtos para esticar as pernas, beber água, trocar uma ideia com os colegas ou até mesmo checar as redes sociais. Evite passar muitas horas consecutivas e ininterruptas realizando uma tarefa, pois suas chances de acabar estressado e com esgotamento mental são muito grandes.


Esse post foi uma colaboração do Rodrigo Rodrigues da Acesso Shop.


***

QUALQUER UM PODE DESENHAR

Curso de desenho online. Confira aqui.
Vídeos tutoriais para você aprender a desenhar profissionalmente do zero.

Qualquer um pode desenhar - Curso de desenho online

Nenhum comentário:

Postar um comentário