Search

Novo logo do Google: design flat e otimizado


Em uma postagem oficial em seu blog nesta última terça, 1ª de setembro, o Google apresentou ao mundo seu novo logotipo. Desde 1998, quando o buscador foi criado, o Google lidera e reinventa a internet desenvolvendo uma série de novos recursos e tecnologias para tornar a vida dos usuários ainda melhor. Ainda assim, esses 17 anos se passaram sem grandes mudanças no design da marca.

Pouco depois de anunciar uma série de alterações estruturais com a criação da holding Alphabet, empresa que comandará o Google e todos os seus produtos e serviços, a companhia ganhou uma cara realmente nova. O novo logo é apresentado em uma fonte sem serifas e com cores mais suaves, seguindo a linha visual da nova empresa-mãe da marca.

Além de mais agradável visualmente, o novo logo tem uma característica positiva imperceptível, consome menos dados, pois tem apenas 305 bytes, enquanto que a antiga versão “pesava” cerca de 14 mil bytes na página de busca. Para conexões de baixa velocidade o antigo logo precisava oferecer uma alternativa baseada em texto. Designers do Google afirmam "Isso tem um tremendo impacto quando se considera o nosso objetivo de tornar o Google mais acessível e útil para usuários ao redor do mundo."

Em resumo, o site do Google irá recarregar mais rapidamente em plataformas móveis, como smartphones e tablets, em que a velocidade da conexão é mais lenta. Além disso, o usuário irá consumir menos dados de sua franquia 3G ou 4G. Fantástico não?


Conceito

Durante uma semana, a equipe designers da empresa, junto ao laboratório de inovações Creative Lab, se dedicaram a reconstruir o logotipo respeitando quatro diretrizes:

1. Criar uma marca em escalas, que possa transmitir a sensação do logo completo mesmo em espaços restritos;

2. Incorporar um movimento dinâmico e inteligente, que responda aos usuários em diferentes estágios de interação;

3. Utilizar uma abordagem sistemática para a marca em seus diversos produtos, fornecendo consistência aos encontros diários que as pessoas têm com o Google;

4. Combinar o melhor da marca que os usuários já conhecem com uma cuidadosa consideração pela forma como suas necessidades têm mudado.


Resultado

Uma nova tipografia sem serifa foi desenvolvida especialmente para o Google, onde o ângulo, espaçamento, altura e espessura de cada caractere do logotipo foram criados do zero.

O "G", que representa o logo em versão compacta, agora é maiúsculo e ganhou as quatro cores da empresa, dispostas de modo a criar um "caminho visual", começando no azul, seguido do verde, amarelo e vermelho. Aliás, as cores foram refinadas, com ajustades que melhoram a saturação em momentos em que as cores se misturam no "G", por exemplo.

Além do logo estático e do "G", o Google criou um conjunto animado de quatro pontos que aparecem quando um produto do Google está processando. Cada animação representa uma ação do sistema Android para smartphones, como resposta a um determinado comando: aguardando a fala do usuário, ouvindo sua voz, "pensando", trazendo a resposta, "incompreensível" e "confirmado".


Confira o vídeo em que Google narra seus principais avanços no mercado desde 1998, quando o buscador foi criado:




***

QUALQUER UM PODE DESENHAR

Curso de desenho online. Confira aqui.
Vídeos tutoriais para você aprender a desenhar profissionalmente do zero.

Qualquer um pode desenhar - Curso de desenho online

4 comentários:

  1. Gostei muito! Não sabie dessa historia dos bytes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também nem imaginava, mas a diferença parece ficar perceptível em aparelhos móveis que se conectam por 3G ou 4G. Toda otimização é bem-vinda!

      Excluir
  2. Adorei a animação das bolinhas... quero ver já no android do meu celular. Muito bom o artigo!

    ResponderExcluir