Search

Bob’s tem a receita do shake Ovomaltine, mas abdica a marca pro Mc Donald’s



Nada melhor para uma rede de lanchonetes lançar seu mais novo produto gelado no dia mais quente do inverno, beirando os 37 graus. Assim entra oficialmente no mercado o McShake Ovomaltine, nova menina dos olhos do Mc Donald’s com expectativa de ser puxador de vendas. Estranho demais falar agora que o delicioso milk shake com Ovomaltine é da turma do Ronald McDonald e não do Bob’s, que fez deste item um clássico em seu portfólio.

O Ovomaltine e sua receita são artigos bem remotos, de 1904 na suíça, graças ao químico George Wander que fez a combinação certeira de extrato de cereal com cacau. De alguns anos para cá se tornou uma marca que podemos classificar tranquilamente como best-seller, dada a associação dos ingredientes com produtos de empresas gigantes como Hershey’s e Danone. Além do Bob’s, também se faz presente em sobremesas de outros fast foods, como Burger King, KFC, Giraffas e o próprio Mc Donald’s, através do McFlurry.

Entretanto o velho Bob’s, pelos idos dos anos 50, conseguiu conceber uma receita que deixa o leite batido com os flocos de uma delícia ímpar, que eu nunca consegui copiar em casa. Em minha humilde opinião, isso é uma forte marca. Marca que atravessa décadas, continua tão gostosa quanto lá atrás e faz a cabeça de gente dos 8 aos 80 anos. Mas nesta vida tem um “trem” chamado licenciamento e quando o mesmo Bob’s renovou seu cardápio em 2006 fez um acordo de exclusividade com a Associated British Foods, atual dona da marca Ovomaltine. O acordo expirou em 2015 e a rede carioca preferiu não progredir com o acordo e a ABF firmou com a gigante americana.



A marca nascida através do Bob’s realizar a primorosa maneira no preparo milk shakes crocantes é um fato. Outro é a associação desta marca/produto com a empresa que fornece a matéria prima e a ressonância do best-seller fica bem maior. Não tem como prever sobre uma tomada à dianteira do Mc Donald’s no setor do leite batido, nem de uma derrocada do Bob’s, que manterá o item em seu cardápio, sem citar a nomenclatura Ovomaltine, como alguns que li estão afirmando.

Necessita por agora o Bob’s de boa estratégia, nos pontos de venda e nas mídias para ratificar a marca do seu artigo, que causará aquela assombro inicial, pois se pedirá, se comprará milk shake de Ovomaltine, mas ele não estará nominalmente apresentado. Nem tenho ideia de como é o gosto do McShake com os flocos de cacau, mas ele nasce muito, mas muito forte porque provém da junção de empresas/marcas campeãs, formando um produto que pode ser imediatamente uma marca fortíssima, ou simplesmente algo medíocre, comum. A conferir.

A empresa carioca já lançou um contra-ataque pelas mídias sociais, com o seu milk shake original contra o #milkfake. Investida agressiva no amplo sentido, entretanto precisa de ações contundentes, mas simpáticas, usando novamente a palavra ratificar. Ratificar mostrando a seu público que ele é capaz de continuar produzindo algo delicioso, sem precisar ventilar aos quatro ventos o seu insumo. Árduo, a conferir.



O que podemos afirmar é que estamos diante de doces disputas e discussões.

***

por Andy Santos
fonte: Blog do Estúdio do Café

Nenhum comentário:

Postar um comentário