Search

A maçã mordida da Apple



"Após quatro anos na dianteira, Google perde título para Apple. Marca de Jobs agora vale 153 bilhões de dólares, um crescimento de 84% em relação ao ano passado." 

(9 de maio de 2011)

A maçã mordida da Apple. Um símbolo minimalista, simples, mas que agrega inovação, visão, ousadia, padrão de qualidade, uma nova forma de pensar o mundo. Um símbolo delicado, se comparado ao estilo mais "parrudo" do mundo da informática.

Afinal, como uma empresa de tecnologia teve a ideia de usar como símbolo uma maçã mordida? A versão mais conhecida faz referência a Newton, que ao observar uma maçã cair da macieira teve o estalo para criar a lei da gravidade. Nesse caso, a maçã faz referência à inspiração, ao conhecimento. Outra versão remete a Adão e Eva. Para a Bíblia, a maçã é o fruto da árvore da sabedoria.

E a mordida? Pelo lado bíblico simboliza a sedução... Em analogia, a sedução provocada pelos produtos da Apple e a busca por nossos desejos. Pelo lado newtoniano, a mordida significa "comer" o conhecimento, adquiri-lo.

A primeira versão da marca Apple pouco tinha da que conhecemos hoje. Era praticamente a ilustração de uma cena, onde apareciam Newton, a maçã, o nome Apple Computer, cenário etc e tal. Enfim, um símbolo com tantos detalhes que mostrava deficiência na redução e difícil memorização.

Jobs contratou Rob Janoff no final dos anos 70 para redesenhar a marca. Nasceu a maçã mordida que, além dos conceitos descritos acima, ousava em aparecer sem o nome... Apenas a maçã. O nome Apple só seria utilizado como complemento, quando necessário.


As cores do arco-íris também estavam ligadas aos estudos de Newton sobre os prismas, só que fora de ordem. Talvez por pura rebeldia.

Desde que fez trinta anos de idade, a maçã amadureceu. Passou a ter somente uma cor. Ficou mais versátil e em total sintonia com o design minimalista dos produtos Apple.





Mega Pacote 62 Mil Vetores 100% para CorelDraw

Com este Mega Pacote 62 Mil Vetores você vai poder desenvolver artes de Cartões de Visita, Panfletos, Flyer, Banner, Rótulos, Etiquetas, Selos, Escudos, Brasões, Logotipos, Artes para Media Sociais, Artes para Papel de Parede, Sublimação e Muito Mais…

Os vetores do Mega Pacote são compatíveis com as versões: CorelDraw x4, x5, x6, x7, x8, 2017, 2018 e CorelDraw 2019. CONFIRA AQUI.


2 comentários:

  1. fantástico! n podia ser de outro jeito :P Jobs é o cara.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia essas duas teorias. Fazem sentido!

    ResponderExcluir