Tarsila do Amaral: cubismo e brasilidade

Você está visualizando atualmente Tarsila do Amaral: cubismo e brasilidade

Com influência cubista e forte conceito de brasilidade, nas cores e nos temas, Tarsila do Amaral é uma pintora que fez história no movimento modernista brasileiro.

Nascida em 1886, em Capivari, interior de São Paulo, ela desafiou os padrões estéticos de sua época e se tornou uma das pioneiras do movimento modernista no Brasil.

Seu trabalho é marcado pela combinação única de elementos do cubismo europeu com a cultura e a paisagem brasileira, resultando em obras de arte que expressam uma forte brasilidade.

Tarsila do Amaral e o cubismo

No início do século XX, Tarsila estudou arte em Paris, onde foi influenciada pelos grandes mestres europeus, como Picasso e Matisse

Foi durante esse período que ela entrou em contato com o movimento cubista, que buscava representar a realidade de uma forma mais fragmentada e abstrata. 

Essa estética inovadora teve um impacto profundo em Tarsila, que começou a experimentar com as formas geométricas e as perspectivas múltiplas características do cubismo.

A brasilidade de Tarsila do Amaral

No entanto, ao retornar ao Brasil em 1922, Tarsila encontrou um país em busca de sua identidade cultural. 

Foi nesse contexto que ela desenvolveu sua própria visão artística, combinando o cubismo europeu com elementos da cultura brasileira

Suas pinturas retratam cenas da vida rural, paisagens exuberantes e figuras humanas estilizadas, tudo isso com uma paleta de cores vibrantes e formas geométricas distintas.

Uma das obras mais icônicas de Tarsila do Amaral é “Abaporu”, pintada em 1928, que inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas.

Tarsila do Amaral - Abaporu
Abaporu

Essa tela apresenta uma figura humana com formas simplificadas e distorcidas, que se tornou um símbolo do movimento antropofágico, liderado por Oswald de Andrade

Através dessa obra, Tarsila explorou a ideia de uma identidade nacional autêntica, incorporando elementos da cultura indígena e da arte popular brasileira.

Além de “Abaporu”, Tarsila produziu uma série de obras igualmente importantes, como “Operários” e “A Cuca”. 

Operários - Tarsila do Amaral
Operários
A Cuca - Tarsila do Amaral
A Cuca

Essas pinturas retratam o cotidiano das pessoas comuns, especialmente os trabalhadores urbanos e as crianças, proporcionando um olhar crítico e sensível sobre a realidade brasileira da época. 

Em todas as suas obras, é possível perceber a fusão do cubismo com a brasilidade, expressando uma visão única e original.

A Feira
A Feira
A Negra
A Negra
Antropofagia
Antropofagia

O trabalho de Tarsila do Amaral não apenas revolucionou a arte brasileira, mas também contribuiu para a formação da identidade cultural do país. 

Sua abordagem inovadora e sua capacidade de capturar a essência do Brasil em suas pinturas fizeram dela uma figura central no movimento modernista brasileiro. 

Sol Poente
Sol Poente
Morro da Favela
Morro da Favela
Carnaval em Madureira
Carnaval em Madureira
Caipirinha
Caipirinha

Renato Faria

Designer Gráfico carioca e Publisher. Criou o De Toda Forma para ser um espaço inspirador para estudantes, curiosos e empreendedores.

Este post tem 10 comentários

  1. Beth Muniz

    Inegavelmente, um marco.
    A única obra que não gosto é a Antropofagia, o início…
    Espero que não confunda o cubismo com Cuba. rsrsrs
    Um abraço.

    1. Renato Faria

      Vlw Beth, obrigado por participar e dar sua opinião!
      Sempre relevante. Abraço e sucesso 🙂

  2. Plínio Barros

    Antropofagia (1929) não está entre as primeiras obras de Tarsila. Essa obra, assim como Obaporu, pertencem à fase do Movimento Antropofágico. Obaporu e Antropofagia são telas magnificas!!!

    1. Renato Faria

      Perfeito Plínio, vlw pela informação e obrigado pelo comentário!
      Abraço e sucesso 🙂

  3. Gabi

    Ótimo post, eu adoro cubismo!

  4. Víctor

    O correto é Abaporu.

Deixe um comentário