Bauhaus: a mais influente escola de design

Você está visualizando atualmente Bauhaus: a mais influente escola de design

Sob o comando do fundador Walter Groupius e inspirada no que os designers russos e holandeses estavam fazendo, nasce em 1923 a Bauhaus: a mais influente escola de design.

Com a ideia de unir arte e tecnologia, o bom design poderia ser certamente produzido em massa e disponibilizado para o público em geral.

A Bauhaus acreditava na ideia de que o design deveria ser tanto esteticamente agradável quanto funcional, assim como o artesanato tradicional e a produção industrial deveriam ser combinados para criar produtos acessíveis e de qualidade.

A escola enfatizava a experimentação e a interdisciplinaridade, ou seja, encorajava a colaboração entre artistas, designers e artesãos.

Centrado em formas geométricas limpas, o design da Bauhaus abraçou um visual futurista que ainda assim permanecia muito interessado na criação de produtos funcionais.

A escola foi forçada a fechar em 1933 devido à pressão do regime nazista, mas seu legado continuou a influenciar o design em todo o mundo.

Produtos da Bauhaus: a mais influente escola de design

Cadeira Presidente Bauhaus

Entre todas as cadeiras associadas à Bauhaus, a que geralmente vem à mente é a icônica Cadeira Presidente.

Desenvolvida por Marcel Breuer, essa peça combina aço e couro, utilizando apenas os materiais necessários, ao mesmo tempo em que proporciona o máximo de conforto.

É sem dúvida um design que ainda pode ser encontrado em residências nos dias de hoje.

Berço Bauhaus - a mais influente escola de design

Jogo de xadrez Bauhaus

Em 1922, Josef Hartwig criou um jogo de xadrez com foco no design de cada uma das peças, indicando a sua real função, ou seja, de que forma se movimentam no tabuleiro.

Por exemplo, o bispo é um “X”, por se movimentar em diagonais, o cavalo é um “L” e a rainha tem seu poder simbolizado por uma esfera equilibrada num cubo.

Jogo de Xadrez Bauhauss

Berço Bauhaus

A estética do berço Bauhaus é caracterizada pela ausência de ornamentos e enfeites desnecessários, ou seja, o foco está na forma pura e na utilidade prática.

Isso reflete o objetivo da Bauhaus de unir a arte e a indústria, buscando a produção em massa de objetos funcionais e esteticamente agradáveis.

Berço Bauhaus - a mais influente escola de design

Mesas aninhadas Bauhaus

O conjunto de mesas encaixadas, que se aninham umas nas outras, projetado por Josef Albers entre 1926 e 1927, representa uma síntese de todos os princípios da Bauhaus.

São quatro mesas com formas geométricas e cores primárias, que podem ser empilhadas para formar uma única mesa ou usadas separadamente, conforme necessário.

O resultado mesas aninhadas Bauhaus é um produto multifuncional com uma aparência lúdica, vibrante e certamente funcional.

Mesas aninhadas Bauhaus

Abajur Bauhaus

Sem dúvida, o abajur Bauhaus de William Wagenfeld é a peça de luz mais icônica da Bauhaus.

A peça foi construída em base de metal e vidro precisamente cortado, onde a transparência no corpo da luminária torna-a intencionalmente visível e reconhecível.

Abajur Bauhaus

Infusor de chá Bauhaus

Criado em 1924 pela artista alemã Marianne Brandt, o infusor de chá da Bauhaus reformula o design convencional até chegar à sua geometria essencial, ou seja, sem ornamentos.

Tem um filtro embutido, bico que não goteja e asa resistente a calor feita de ébano, abraçando então os princípios da escola de combinar funcionalidade com estética.

O resultado e surpreendente e inovador!

Infusor de chá Bauhaus - a mais influente escola de design

Cadeira Barcelona

Em 1929, Ludwig Mies van der Rohe, futuro líder da Bauhaus, juntamente com Lily Reich, criaram a icônica cadeira Barcelona.

Projetada com linhas elegantes, a cadeira Barcelona é a precursora do movimento de mobiliário moderno da metade do século.

Cadeira Barcelona

Maçaneta Bauhaus

Um dos objetos mais icônicos da Bauhaus é a maçaneta projetada pelo fundador da escola, Walter Gropius, originalmente concebida para a fábrica de Fagus.

Essa fábrica, projetada integralmente por Gropius em 1923 e localizada em Alfeld, na Alemanha, foi palco da criação dessa peça notável.

As formas geométricas e industriais, como os seus parafusos expostos, sem dúvida deram o tom sobre o que a estética da Bauhaus

Maçaneta Bauhaus

Conclusão – Bauhaus: a mais influente escola de design

A Bauhaus teve um impacto duradouro no campo do design.

Sua abordagem centrada na funcionalidade, na simplicidade e na integração das artes com a indústria se tornou uma base para o design moderno.

Muitos dos princípios da Bauhaus ainda são aplicados atualmente, e sua influência pode ser vista na arquitetura, no design de interiores, design gráfico e design de produtos.

Fonte: Gizmodo
Colaboração: Guilherme Borzoni – designer

Renato Faria

Designer Gráfico carioca e Publisher. Criou o De Toda Forma para ser um espaço inspirador para estudantes, curiosos e empreendedores.

Deixe um comentário