O que você precisa saber sobre cartões de visita
No mundo dos negócios, o cartão de visita é uma ferramenta indispensável, pois além de estabelecer o contato entre dois ou mais profissionais, passa a quem o recebe a impressão de como é sua empresa. Por exemplo, cartões feitos por conta própria na impressora jato de tinta ou então cartões que estejam rasurados ou com dados desatualizados, pode passar a seguinte impressão: “Se ele não investe nem num cartão de visitas, imagine o tipo de empresa que ele tem”.
O QUE COLOCAR NUM CARTÃO DE VISITAS?
Seja básico. Visualmente o cartão deve ser limpo, conter o logotipo da empresa, seu nome, cargo e dados para contato - que devem incluir endereço, telefone, celular, e-mail e site da empresa (caso a empresa possua). A finalidade do cartão é para contato e não para divulgação da empresa, então não se deve colocar todos os serviços/produtos que a empresa possui. Se o seu objetivo é divulgar a empresa, faça um folder ou crie um site.
PRINCIPAIS MODELOS
Cartão de Visita Padrão
O modelo mais utilizado no mundo dos negócios é o cartão padrão retangular e bordas com corte reto.
Dimensões: 9 x 5 cm
Material: Papel couché, 300 g/m²
Borda arredondada
Possui as mesmas medidas, papel e gramatura do padrão, mas com o diferencial de ter as bordas arredondadas. É também muito utilizado e já da um certo toque de inovação.
Papel reciclado
Ter um cartão feito com papel reciclado mostra que sua empresa se preocupa com o futuro do planeta.
Dimensões: 9 x 5 cm
Material: Reciclato, 240g/m²
TIPOS DE PAPEL
Ao chegar em uma reunião de negócios, um papel muito fino não passa uma imagem profissional. Fique então com os tipos de papel e gramatura mais utilizados pela indústria gráfica:
Couché Fosco / 300 g/m² - é o padrão mais utilizado na indústria gráfica. Permite impressão de alta qualidade e proporciona consistência e aspecto profissional ao seu cartão.
Reciclato / 240 g/m² - Papel reciclado com qualidade superior ao reciclado comum. Material não laminável. Também permite impressão de alta qualidade, consistência e aspecto profissional ao seu cartão
LAMINAÇÃO
A laminação da um toque "nobre" ao acabamento do seu cartão. É um processo feito logo após a impressão, com a sobreposição de uma película plástica, que protege a tinta e o papel. Garante maior durabilidade ao cartão. Há dois tipos de laminação:
1) Laminação Fosca: sinônimo de sofisticação, a laminação fosca oferece um efeito tátil sutil, agradável, aveludado. Age também como uma camada protetora da impressão e evita arranhões e manchas.
2) Brilho: Neste processo, o cartão de visitas adquire maior brilho, evidenciando as cores e a presença da película em si. Também protege a tinta e o papel.
VERNIZ
Tem a mesma função da laminação. Basicamente trata-se da aplicação de uma tinta transparente de alto brilho (verniz) usando a mesma técnica da impressão. Sua função básica é proteger o impresso e dar brilho.
Pode ser aplicado em todo o cartão, o que proporciona alto brilho por inteiro e cores mais vivas. É, provavelmente, o acabamento gráfico mais requisitado.
VERNIZ LOCALIZADO
Outra opção, que da um toque mais sofisticado, é o verniz UV localizado. É aplicado apenas em alguns detalhes (como seu logotipo ou seu nome). Neste acabamento, usa-se o silk-screem para aplicar verniz somente nas áreas escolhidas. É usado normalmente associado à laminação fosca. Cria um constraste muito interessante entre o fosco aveludado e as áreas brilhantes, que ganham um pequeno relevo e maior destaque.
MAIS DICAS
Frente e verso - O cartão duplo pode ser prático para profissionais que precisam incluir outros dados ou a logomarca de revendedores.
Apresentação - contrate um profissional de design para criar o seu cartão. Ele vai saber utilizar as cores, tipografias e técnicas de composição adequadas para o seu tipo de negócio.
Revisão - dedique um tempo para revisar todas as informações. A arte pode estar linda, mas um pequeno erro de português pode passar uma péssima primeira impressão ao seu cliente. O auxílio de outras pessoas na revisão é sempre bem-vindo.
Gráfica - Imprimir seu cartão de visita em casa definitivamente não é uma boa ideia. O barato sai caro. Imprima sempre em gráficas.
Inove - Um acabamento especial, um formato ou um corte diferenciado, com certeza irá impressionar o seu cliente. Mas fique atento para não comprometer a principal função função do seu cartão de visita: informar seus contatos e permitir ser guardado facilmente em qualquer carteira, bolso ou pequeno compartimento.
Dedique uma atenção especial a esse "pedacinho de papel". Afinal, a primeira impressão é a que fica.
***
QUALQUER UM PODE DESENHAR
Curso de desenho online. Confira aqui.Vídeos tutoriais para você aprender a desenhar profissionalmente do zero.

O site Alemania.com.br é uma loja virtual de produtos alemães selecionados. Muito Einsbein, Kassler e Wurst da melhor qualidade. Cerveja? Ja, muito em breve!
ResponderExcluirhttp://www.alemania.com.br/#a_aid=todavoce&a_bid=fb833abe
Bom dia, primeiramente parabéns pelo site, conteúdo bem explicativo!O cartão de visitas é e deve ser por um bom tempo uma ótima forma de marketing pessoal, por ser simples e fácil de ser carregado e distibuído. Como Redator/revisor freelancer, lanço mão dos cartões de visita com meus clientes, por ser muito prático e eficaz.
ResponderExcluirUm abraço!
Matheus Martins - Criador e editor do Freela4life.com
Muito obrigado Matheus!
ExcluirVisitei o Freela4life.com e gostei bastante das postagens!
Abraços,
Renato Faria.