Letreiros que constroem o histórico visual urbano

Você está visualizando atualmente Letreiros que constroem o histórico visual urbano

A cidade do Rio de Janeiro é sem dúvida uma tradição no quesito letreiros que constroem o histórico visual urbano.

Letreiros de diversos estabelecimentos comerciais contribuem para o histórico visual urbano, e a cidade maravilhosa tem essa marca.

Para registrar eternamente e colocar essas peças gráficas na devida importância na História, a dupla Mari Stockler e Marcus Wagner lança o livro “Letreiros- Memória Afetiva – Rio de Janeiro” (Editora Anônima/Duas Águas), que é o embarque na máquina do tempo e um belo passeio pelo que singularizou por anos as ruas cariocas.

A obra é composta por 162 fotos, de letreiros que ainda existem ou são apenas memória afetiva, mas que marcaram a cidade.

Nele tem exemplos como o da boate Help e o Bar Paladino.

Estilos e conceitos gráficos nesse livro são encontrados, assim como histórias pessoais da relação com essas peças, tendo depoimentos de gente como Regina Casé fazendo um tour de lembranças por Copacabana e Fausto Fawcett lembrando da importância para a memória urbana que os letreiros causam.

Como bom carioca, não poderia deixar de citar alguns que são referências para mim e que me ajudaram indiretamente na minha formação como designer.

Dentro deste contexto não há como não citar a Confeitaria e Lanchonete Ipanema, com seu aspecto diagonal, parecendo que a fachada vem em nossa direção.

Sua tipografia “bauhasiana” é de boa presença, unida com as chamativas setas para baixo, reforçando ao pedestre o posicionamento do local.

Confeitaria e Lanchonete Ipanema – referência no visual urbano carioca.

Confeitaria e Lanchonete Ipanema - Letreiros que constroem o histórico visual urbano


Na mesma Ipanema, a filial do Bob’s na rua Garcia D’Ávila, que durante um tempo na década passada fez a linha do tempo com todos os logotipos da rede de lanchonete.

Um pedaço da história da empresa e da lembrança de muitos estava descrito ali.

Um pedaço da história dos logotipos do Bob’s para todos verem

Bob’s - Letreiros que constroem o histórico visual urbano


Para encerrar, as fachadas da saudosa Mesbla. Era difícil não perceber ao longe a “assinatura” em vermelho que compunha seu logo.

fachada da Mesbla

E você, tem algum letreiro antigo ou atual que te chame a atenção?

Coloque aqui nos comentários, vamos trocar uma boa ideia!


***

por Andy Santos
fonte: Andy Santos Design

Renato Faria

Designer Gráfico carioca e Publisher. Criou o De Toda Forma para ser um espaço inspirador para estudantes, curiosos e empreendedores.

Este post tem um comentário

  1. Rüsben

    Esse assunto é muito interessante.
    De vez em quando reparo um letreiro antigo aqui pelo Rio e me pergunto sua época.

Deixe um comentário