
Nada melhor para uma rede de lanchonetes lançar seu mais novo produto gelado no dia mais quente do inverno, beirando os 37 graus. Assim entra oficialmente no mercado o McShake Ovomaltine, nova menina dos olhos do Mc Donald’s com expectativa de ser puxador de vendas. Estranho demais falar agora que o delicioso milk shake com Ovomaltine é da turma do Ronald McDonald e não do Bob’s, que fez deste item um clássico em seu portfólio.
O Ovomaltine e sua receita são artigos bem remotos, de 1904 na suíça, graças ao químico George Wander que fez a combinação certeira de extrato de cereal com cacau. De alguns anos para cá se tornou uma marca que podemos classificar tranquilamente como best-seller, dada a associação dos ingredientes com produtos de empresas gigantes como Hershey’s e Danone. Além do Bob’s, também se faz presente em sobremesas de outros fast foods, como Burger King, KFC, Giraffas e o próprio Mc Donald’s, através do McFlurry.
Entretanto o velho Bob’s, pelos idos dos anos 50, conseguiu conceber uma receita que deixa o leite batido com os flocos de uma delícia ímpar, que eu nunca consegui copiar em casa. Em minha humilde opinião, isso é uma forte marca. Marca que atravessa décadas, continua tão gostosa quanto lá atrás e faz a cabeça de gente dos 8 aos 80 anos. Mas nesta vida tem um “trem” chamado licenciamento e quando o mesmo Bob’s renovou seu cardápio em 2006 fez um acordo de exclusividade com a Associated British Foods, atual dona da marca Ovomaltine. O acordo expirou em 2015 e a rede carioca preferiu não progredir com o acordo e a ABF firmou com a gigante americana.

A marca nascida através do Bob’s realizar a primorosa maneira no preparo milk shakes crocantes é um fato. Outro é a associação desta marca/produto com a empresa que fornece a matéria prima e a ressonância do best-seller fica bem maior. Não tem como prever sobre uma tomada à dianteira do Mc Donald’s no setor do leite batido, nem de uma derrocada do Bob’s, que manterá o item em seu cardápio, sem citar a nomenclatura Ovomaltine, como alguns que li estão afirmando.
Necessita por agora o Bob’s de boa estratégia, nos pontos de venda e nas mídias para ratificar a marca do seu artigo, que causará aquela assombro inicial, pois se pedirá, se comprará milk shake de Ovomaltine, mas ele não estará nominalmente apresentado. Nem tenho ideia de como é o gosto do McShake com os flocos de cacau, mas ele nasce muito, mas muito forte porque provém da junção de empresas/marcas campeãs, formando um produto que pode ser imediatamente uma marca fortíssima, ou simplesmente algo medíocre, comum. A conferir.
A empresa carioca já lançou um contra-ataque pelas mídias sociais, com o seu milk shake original contra o #milkfake. Investida agressiva no amplo sentido, entretanto precisa de ações contundentes, mas simpáticas, usando novamente a palavra ratificar. Ratificar mostrando a seu público que ele é capaz de continuar produzindo algo delicioso, sem precisar ventilar aos quatro ventos o seu insumo. Árduo, a conferir.

O que podemos afirmar é que estamos diante de doces disputas e discussões.
***
por Andy Santos
fonte: Blog do Estúdio do Café
Nenhum comentário:
Postar um comentário